-
Arquitetos: Platform Architectures
- Área: 4918 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Luc Boegly, J. Ricolleau
Descrição enviada pela equipe de projeto. Construir a sede de escritórios de um operador de habitações sociais é um ato único e simbólico. Para o público e vários sócios do operador, o edifício deve encarnar e refletir os valores de Aquitanis. Deve-se transmitir uma forma suave de simbolismo.
Simbolismo Urbano
O terreno está localizado na entrada de uma nova área de desenvolvimento urbano, parte de um tecido empresarial descontínuo e desigual. As empresas Plataform Architectures e Reichen & Robert, se aproximaram com uma simples jornada urbana baseada na combinação de três componentes básicos. Estes três elementos, que juntos criam uma sensação de desequilíbrio, colocam em relevo o forte simbolismo do projeto. As sutis camadas e o desalinhamento das diversas formas, nível sobre nível, é desconcertante para os visitantes, já que parece desafiar as leis da gravidades. O vazio formado pelos três componentes dá ao edifício sua sensação subjacente de espaço. A colocação de cada elemento proporciona o entorno urbano com um sentido da estrutura, como espaços interiores.
Simbolismo Arquitetônico
O hall de acesso e o átrio atuam como lugares de encontro, onde o público e os funcionários podem se reunir e trocar ideias.
Abordagem Ambiental
O edifício não possui ar condicionado, mas tem um sistema de refrigeração durante a noite. Nesse período, a seção superior do átrio e dos escritórios se abrem para criar um fluxo de ar frio causado pelo efeito chaminé. O átrio central é, portanto, utilizado pelo edifício como uma espécie de aparelho de respiração.